╠ GeekTrooper ╣

Cultura Geek e Nerd ao alcance de todos.

Como a Marvel “perdeu” Joss Whedon e ele acabou nos filmes da DC

Com o afastamento de Zack Snyder de Liga da Justiça por conta de uma tragédia familiar, Joss Whedon recebeu a responsabilidade de finalizar o filme sobre o maior grupo de heróis de DC. O cineasta foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Universo Marvel nos cinemas, mas decidiu deixar a empresa há cerca de três anos por conta do cansaço mental e as eventuais divergências criativas em relação aos filmes da companhia.

Whedon chegou ao universo Marvel em 2010 e dirigir um filme de herói era um antigo sonho do cineasta, que na época era mais conhecido pelo grande público por conta de seu trabalho nas séries Buffy – A Caça-Vampiros e Firefly, além de ter roteirizado quadrinhos dos X-Men. Em 2007, ele chegou a desenvolver um roteiro para um filme da Mulher-Maravilha, mas a ideia foi descartada pela DC. Agora, teria a missão de escrever e dirigir o primeiro Vingadores, longa que finalizaria a primeira fase do Universo cinematográfico da produtora.

A ideia era ambiciosa e nunca havia sido feita até então. O principal desafio era juntar quatro protagonistas de filmes de sucesso em uma só produção, dando espaço igual a todos, com uma história empolgante e que desse aos fãs finalmente a adaptação que sempre sonharam. “Temos um Deus do Trovão, um monstro verde gigante, um Capitão América dos anos 40, e Tony Stark que não se dá bem com ninguém. No final das contas, essas pessoas não devem estar juntas e o filme é sobre encontrar seu lugar na comunidade. É entender que não só eles se merecem, mas precisam um do outro”, afirmou i9, na época.

O diretor conseguiu encontrar o tom ideal para a aventura e o longa tornou-se um sucesso imediato ao arrecadar mais de US$ 1,5 bilhão ao redor do mundo. A Marvel, então, contratou Whedon como não apenas o diretor de Vingadores: A Era de Ultron, mas também como um consultor de toda segunda fase do Universo da empresa. E foi nesse momento que os problemas começaram.

Whedon criou a série Agents of SHIELD baseada na organização apresentada nos Vingadores e rapidamente começou a se envolver com os demais filmes da empresa. Ele, por exemplo, reescreveu diálogos de Thor: Mundo Sombrio e chegou a dirigir uma das cenas pós-créditos de Capitão América: O Soldado Invernal. Além disso, incentivou James Gunn a colocar ainda mais sua marca em Guardiões da Galáxia. “Eu estava me segurando, na verdade, tinha medo de fazer um grande filme comercial, eu tinha que seguir a linha dos outros longas. Mas Joss falou ‘eu gosto das partes que são o James Gunn. Só faça mais James Gunn’. E foi o que eu fiz, sou grato que ele me deu esse voto de confiança”, afirmou Gunn recentemente ao MovieMaker.

Contudo, o trabalho tinha seu preço. O cineasta não conseguia se dedicar como gostaria a continuação de Vingadores e, ao mesmo tempo, estava sacrificando sua vida pessoal por conta dos vários projetos da Marvel. “Se eu ficasse lá falando ‘Bem, é isso que eu penso sobre esse filme’ eu teria de fazer isso todo dia. Não teria tempo para mais nada, pois são muitos longas e é muito divertido. Sem dúvida é sedutor quando você coloca seu ‘pó mágico’ nas coisas e consegue melhorá-las um pouco. Além disso, é legal quando as pessoas realmente te escutam”, afirmou durante um Q&A na Oxford Union em 2016.

Whedon estava cansado quando chegou no set para sequência de Vingadorese o longa foi a gota d’água de sua relação com a Marvel. O cineasta já estava descontente com os rumos de Agents of SHIELD – que foi lançada pouco antes do segundo Capitão América, onde a agência é desmascarada como parte da Hidra – e as discussões com a empresa sobre as escolhas do filme fizeram o cineasta chegar à exaustão física e mental.

Enquanto a Marvel queria colocar o máximo de ação que pudesse no longa, o cineasta queria incluir mais cenas de relação entre os personagens e as duas forças entraram em conflito: enquanto a produtora queria estender a visão de Thor na caverna sobre as Joias do Infinito, Whedon queria trabalhar melhor os sonhos da Viúva Negra e o momento onde os heróis vão para fazenda do Gavião Arqueiro e discutem sobre a guerra que está por vir.

Os sonhos não eram as coisas favoritas dos executivos – os sonhos, a fazenda, essas foram coisas que precisei lutar para manter… com a caverna chegou a um ponto de: eles apontaram uma arma para cena da fazenda e disseram, ‘nos dê a caverna ou não terá fazenda’ – só que de uma maneira civilizada. Eu respeito esses caras, esses são artistas, mas foi nesse momento que ficou verdadeiramente desagradável”, disse ao Empire Film Podcast.


As gravações e a pós-produção acabaram com o diretor e, mesmo com o sucesso do filme, a relação de Whedon com a Marvel estava estremecida e eles decidiram encerrar a parceria. Com isso, os irmãos Russo, de Capitão América: O Soldado Invernal, assumiram os últimos filmes dos Vingadores, enquanto Whedon tirou uma folga dos filmes de herói, trabalhou em dois pequenos filmes para, agora, retornar ao jogo na principal rival da empresa, a DC.

Whedon aceitou entrar no novo universo pois se encantou com a possibilidade de trabalhar com a motivação de um herói – algo que a Marvel lhe podou no último Vingadores – em um longa solo da Batgirl. “Ela não teve os pais mortos em um beco. Quem é essa pessoa, que– ao contrário de ser forçada por um trauma na infância – decide fazer isso pelo resto da vida. O quão intensa e focada essa pessoa é… eu simplesmente não conseguia parar de pensar nisso”, afirmou ao HeatVision.

Whedon é um cineasta que gosta de trabalhar as camadas de seus personagens e, agora, foi convidado pessoalmente por Snyder para ajudar a finalizar Liga da Justiça. Recentemente, um dos produtores do longa afirmou que pequenas cenas precisam ser refilmadas e o diretor deve ajudar a criar momentos como a cena da fazenda dos Vingadores. O passado da Marvelficou para trás e, agora, o futuro do diretor é em ajudar a estabelecer um novo universo de heróis no cinema.

FONTE

Anúncios

Sobre Geektrooper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 25/05/2017 por em Cinematofilia e marcado , , .

Blogs que sigo

Categorias

taverna42.wordpress.com/

O site mais geek que você já viu!

hqrock

Quadrinhos, música e afins

The Amazing Nerd

Simplesmente Espetacular

TI e Tendências Web

games mobile redes sociais segurança tendências

NERD GEEK FEELINGS

Notícias, resenhas, opiniões e comentários sobre o mundo do entretenimento

╠ GeekTrooper ╣

Cultura Geek e Nerd ao alcance de todos.

Arte & Ação

O universo começa dentro de nós.

Sphera Geek

Beta 2.0

Clube do Imperador

Conhecimento, Entertenimento e Cultura Pop!!

%d blogueiros gostam disto: