╠ GeekTrooper ╣

Cultura Geek e Nerd ao alcance de todos.

O BLUETOOTH 5.0 ESTÁ AÍ, SAIBA DO QUE ELE É CAPAZ

O Bluetooth 5 não é apenas mais uma geração dessa tecnologia, mas representa uma mudança radical na forma como interagimos com outros dispositivos. Você pode compartilhar o áudio com outra pessoa sem se preocupar com fios, com seu smartphone ou então com outros detalhes. Muita coisa irá mudar com o Bluetooth 5, e estamos dispostos a preparar você para essas mudanças a partir deste artigo.

Bluetooth: grandes vantagens para nossa comunicação

Em 1994 nascia um novo padrão de comunicação para os dispositivos móveis. A empresa sueca Ericsson tomou a iniciativa de criar a tecnologia Bluetooth, que unificava outras tecnologias também desenvolvidas por ela. O nome do Bluetooth é uma referência ao seu criador original, Harald Bluetooth.

O Bluetooth 5 chegou ao mercado em 2017, com a proposta de mudar a forma como nos relacionados com nossos smartphones e outros acessórios sem fio. A atual quinta geração do Bluetooth é mais rápida, mais poderosa e tem uma abrangência até quatro vezes maior que seu predecessor.

Falando em conexões sem fio, você não precisa mais se preocupar se a conexão está sendo perdida pela distância, pois isso ficou no passado com a chegada do Bluetooth 5. O novo padrão permite que seu smartphone, por exemplo, fique mais longe do dispositivo pareado.

Existem alguns programas que sincronizam dispositivos Bluetooth, mas, até então, era possível reproduzir o áudio em um fone de ouvido ou então num único alto-falante. Com o Bluetooth 5 chegou o recurso que mais faltava, que é a possibilidade de reproduzir o mesmo conteúdo em dois aparelhos.

Bluetooth 5: mais dados, maior alcance e mais rápido

O Bluetooth é uma alternativa ao Wi-Fi e ao NFC, mas conta com algumas vantagens. A informação que é trocada entre dispositivos pareados é criptografada, visto que, além de músicas, usamos essa conexão para trocar informações sobre nossa saúde com pulseiras e smartwatches e em sistemas de pagamentos móveis. O Bluetooth pode nos ajudar a descongestionar o Wi-Fi de nossas casas, fazendo parte também da Internet das Coisas, através de máquinas de cafe, TVs, speakers e por aí vai.

Bluetooth 5: novos dispositivos que marcam o futuro da Internet das Coisas

Nossos smartphones estão se tornando o controle remoto de muitas coisas que usamos diariamente. Essas possibilidades não estão limitadas apenas as pulseiras inteligentes ou fones de ouvido, mas também em eletrodomésticos e outros eletroportáteis.

Em março chegaram os primeiros aparelhos com essa nova tecnologia: os Galaxy S8 e Galaxy S8+. O segundo foi o Xiaomi Mi 6, lançado no final de abril no mercado chinês. Teremos em breve outras opções, como o Sony Xperia XZ Premium. Esses são os primeiros modelos oficiais, mas é esperado que outros tragam essa tecnologia, como o OnePlus 5 e o Galaxy Note 8, além do Google Pixel 2.

Bluetooth 5: características e possibilidades

Velocidade dupla e mais poderoso

A quinta geração do Bluetooth opera na faixa de 2,4GHz, que tem mais alcance e velocidade que as anteriores. O novo padrão mantém o baixo consumo de energia e a criptografia de alta segurança, seguindo as recomendações do governo dos Estados Unidos. A velocidade é duas vezes maior que o Bluetooth 4.0, chegando a 5.120 kbps.

O novo Bluetooth também aumentou sua alcançabilidade, que era de até 60 metros no padrão anterior. Agora, é possível atingir até 240 metros mantendo a velocidade de 128 kbps e 120 metros em 500 kbps. Além disso, essa nova geração consegue ter um número maior de conexões, chegando a marca de 8.

Com relação ao baixo consumo de energia, temos o suporte ao BLE (Bluetooth de baixa energia 0 Bluetooth Low Energy), que foi introduzido com a versão 4.0. Logo, o aumento da velocidade ou da distância não altera o consumo de energia do dispositivo.

Uma nova dimensão para o áudio

Com o Galaxy S8 podemos conectar dois fones de ouvido Bluetooth ao mesmo tempo. Assim, duas pessoas podem ouvir a mesma música ao mesmo tempo sem perturbar os outros ao redor. Durante nossos testes com o dispositivo notamos um ligeiro atraso na reprodução de um dos fones, mas esperamos que isso seja corrigido com alguma atualização no software. Com relação a tecnologia, não existe nenhuma compressão que melhore a qualidade do áudio reproduzido, e isso só deve mudar com a chegada do novo protocolo, o 5.1 ou semelhante.

AndroidPIT Samsung Galaxy S8 dual audio bluetooth 5

Ainda com relação ao áudio, o novo Bluetooth não interfere muito na qualidade e na quantidade de dados que são transmitidos durante a reprodução de músicas. A qualidade ainda está abaixo dos 328 kbps que um CD pode atingir, mas isso deve ser otimizado em breve. A Sony, por exemplo, já tem uma tecnologia desenvolvida para Bluetooth chamada LDAC, que consegue atingir até 990 kbps durante uma transmissão.

O Bluetooth 5 é o futuro

Em até quatro anos haverá cerca de 48 bilhões de dispositivos inteligentes circulando pelo mundo, dos quais cerca de um terço terão conectividade Bluetooth. Não devemos nos esquecer que este padrão será um dos protagonistas da Internet das Coisas, que está se tornando realidade em alguns países aos poucos.

Os wearables já utilizam essa tecnologia para se comunicar com nossos smartphones. Tudo indica que no futuro o Bluetooth estará mais presente em nossas casas, permitindo que possamos mudar de canal na TV ou ajustando a intensidade da luz da sala facilmente.

Não podemos deixar de olhar para o campo da realidade virtual, visto que com velocidades mais rápidas e melhor alcance, poderemos dispensar a necessidade de encaixar nosso smartphone em um óculos VR, bastando apenas conectá-lo via Bluetooth ao mesmo. Isso faria com que os óculos tivessem sua própria tela e uma resolução mais adequada, reduzindo também o tamanho deste acessório.

FONTE

Anúncios

Sobre Geektrooper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 12/05/2017 por em Tecnologia e marcado , , , , .

Blogs que sigo

Categorias

Side Quest

O canal que trata a cultura pop como missão principal

taverna42.wordpress.com/

O site mais geek que você já viu!

hqrock

Quadrinhos, música e afins

The Amazing Nerd

Simplesmente Espetacular

TI e Tendências Web

games mobile redes sociais segurança tendências

NERD GEEK FEELINGS

Notícias, resenhas, opiniões e comentários sobre o mundo do entretenimento

╠ GeekTrooper ╣

Cultura Geek e Nerd ao alcance de todos.

Arte & Ação

O universo começa dentro de nós.

Sphera Geek

Beta 2.0

Clube do Imperador

Conhecimento, Entertenimento e Cultura Pop!!

%d blogueiros gostam disto: