╠ GeekTrooper ╣

Cultura Geek e Nerd ao alcance de todos.

Quem é André LeRoy Davis e Por Que a Marvel Está Fazendo Capas Variantes Com Ele?

Tá vendo a arte que ilustra este post? Bem, ela é de Andre LeRoy Davis. Ela não tem proporção, ela não tem equilíbrio, ela é pintada com lápis de cor. Ou seja, eu e você poderíamos fazer, ou até seu filho ou sobrinho de cinco anos faria melhor. Então eu fui pesquisar e tentar entender porque LeRoy está fazendo meia dúzia de capas variantes da Marvel.

DERleroycapa

LeRoy Davis não possui um verbete na wikipédia, então, as informações sobre ele na internet são escassas. Encontrei uma entrevista que abre com a seguinte descrição: “Andre LeRoy Davis é ilustrador icônico do hip hop. Durante um período de 16 anos que começou em 1990, as caricaturas topográficas de artistas, rappers, DJs e figuras da indústria do Brooklyn, mantiveram a página de encerramento da revista The Source”.

xmen-camplo

Capa dos All-New X-Men fazendo homenagem a capa do álbum Uptown Saturday Night.

Em 2015, por conta dos seus 25 anos ilustrando pra The Source, Andre ganhou uma exposição de seus cartuns no The Harlem’s Art Gallery. No ano seguinte, a Marvel lançou uma onda de capas variantes homenageando inúmeros discos de hip-hop desde os anos 70. Essas capas foram compiladas em um livro lançado pela Marvel. Em 2 de outubro de 2016, Andre LeRoy Davis publicou na página oficial de seus trabalhos artísticos do Facebook, uma ilustração de uma figura da cena hip-hop trajado como o Homem-Pássaro,e  os dizeres: “Então tem gente vibrando pelas capas variantes de hip-hop da Marvel Comics… combinando o hip-hop e os super-heróis. Bem, isso não é nada de novo! Hummm, eu tenho feito isso por mais de 25 anos! Super-Heróis do Hip-Hop por André LeRoy Davis. Vá dizer a alguém…”

E pelo jeito alguém disse a alguém, que disse a alguém e isso chegou nos ouvidos de um alguém da Marvel. Esse alguém, achou interessante ter LeRoy Davis como capista da Marvel em uma nova onda de capas de Hip-Hop. Bem, eu vou ser sincero com vocês. Eu não entendo patavinas de Hip-Hop. Nem assisti àquela série da HBO que está na moda. Só dançava Nelly, Eminem, MJ Blidge e Black Eyed Peas nos idos de 2005. Entretanto, para mim, diferente das capas que homenageavam discos de hip-hop, em que eu podia até captar alguma referência, as capas de LeRoy Davis não fazem sentido.

wolverine-dmx

Capa da Wolverine fazendo homenagem ao álbum de DMX.

Explico. Os desenhos de LeRoy funcionavam na The Source por serem ao mesmo tempo caricaturas de personagens famosos e utilizarem o estilo cartunesco para isso. O mesmo efeito não acontece nas capas da Marvel porque os personagens já são cartuns. Será que poderia se fazer cartuns de cartuns? Bem, talvez se poderia. Se houvesse alguma gag – uma piada visual, um diálogo engraçado. É apenas o estilo dele. Aqui, a mistura do realismo com o cartum não funciona, forçando a amizade com os leitores. Engraçado que vendo os trabalhos dele para a The Source, como você pode conferir na galeria abaixo, tudo funciona perfeitamente bem e, sim, é muito legal.

O problema, meus caros, parece ser o mesmo das capas de Milo Manara que causaram tantas e tantas polêmicas há alguns anos atrás. Má-orientação editorial e falta de adequação. Se os editores da Marvel tivessem orientado o artista a usar gags nas suas capas, talvez metade do problema estivesse resolvido. Falta de adequação é o mesmo que aconteceu com Manara: ele é um artista erótico e não de quadrinhos de heróis. É claro que suas capas sairiam sexualizadas. Da mesma forma que as capas de LeRoy saíram esquisitas, debochadas, toscas, porque é isso que ele faz.

Andre-LeRoy-Davis
Se pedíssemos para um cartunista de charges do The New York Times fazer as capas da Marvel, elas sairiam no estilo dele, totalmente rebuscadas, se atendo ao traços essenciais da figura humana, como um smiley. Que tal um dos nossos cartunistas brasileiros fazendo uma capa da Marvel? Certamente a Mulher-Aranha de Angeli seria uma Rê Bordosa com os mamilos de fora. Ou o Capitão América estaria cheio de seringas espocando a cibrilina. A Gata-Negra seria um dos gatos da Laerte. E assim vai. Mais uma vez não ponham a culpa no artista. Blame Canada! Opa, pera… Culpem a Marvel!

Fonte: Quem é André LeRoy Davis e Por Que a Marvel Está Fazendo Capas Variantes Com Ele? | Splash Pages

Anúncios

Sobre Grahall

2 comentários em “Quem é André LeRoy Davis e Por Que a Marvel Está Fazendo Capas Variantes Com Ele?

  1. Jorge Ovando
    14/03/2017

    Culpar a Marvel? A Editora que quis contratar o cara para fazer o que o cara sabe fazer? Não entendi… quando a Marvel oferece capas variantes de autores, é lógico que é para trazer algo completamente diferente… se eu gosto do estilo do Manara e a Marvel vai publicar uma capa feita por ele… bem, de cara fico interessado, e se eu achar o desenho bacana vou tentar comprar a capa dele ué. A ideia das capas variantes é exatamente proporcionar ao colecionador ter uma HQ com uma capa inusitada, fora do comum, escassa inclusive (essas capas tem baixíssima tiragem). Não há nenhum contrassenso e está certa a editora em não dar interferência editorial! Deixa o cara representar o personagem com o estilo dele!! Abs

    Curtir

  2. Pingback: Quem é André LeRoy Davis e Por Que a Marvel Está Fazendo Capas Variantes Com Ele? | Caricaturas em todo Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 14/03/2017 por em BláBláBlá e marcado , .

Blogs que sigo

Categorias

Side Quest

O canal que trata a cultura pop como missão principal

taverna42.wordpress.com/

O site mais geek que você já viu!

hqrock

Quadrinhos, música e afins

The Amazing Nerd

Simplesmente Espetacular

TI e Tendências Web

games mobile redes sociais segurança tendências

NERD GEEK FEELINGS

Notícias, resenhas, opiniões e comentários sobre o mundo do entretenimento

╠ GeekTrooper ╣

Cultura Geek e Nerd ao alcance de todos.

Arte & Ação

O universo começa dentro de nós.

Sphera Geek

Beta 2.0

Clube do Imperador

Conhecimento, Entertenimento e Cultura Pop!!

%d blogueiros gostam disto: