Que são os Os Engenheiros [Filme Prometheus]

Publicado em 20/06/2012 por

16


Logo_prometheus_engenheiro

Cuidado conteúdo com Spoiler sobre o films Prometheus.

Referencia:http://avp.wikia.com/wiki/Main_Page

Assim como a grande maioria das pessoas que viram o filme Prometheus, fiquei pensando em algumas informações novas e antigas que possuia sobre o universo onde o filme se passa.

Reuni algumas informações interessantes e que no final levantam outras teorias sobre essa enigmatística raça (e que me renderam uma dorzinha de cabeça de tanto pensar no assunto..hehehe)

WtF is Engenheiros??

Os Engenheiros (Engineer), estão entre as formas de vida  mais antigas do universo (Hipoteticamente falando), mas isso não é claro em nenhum momento ou historia em que eles apareçam.

Possuem tecnologia muito avançada e são especialistas em engenharia genética (Como visto em Prometheus), o DNA dessa raça é o “barro” primordial que provavelmente gerou a raça humana (e quem sabe TODA a vida na terra).

Mesmo sendo tecnologicamente avançados, aparentemente possuem uma “religião” com procedimentos ritualísticos (como visto no inicio do filme), também temos os murais e estatuas quase tribais, o que denota uma sociedade com uma estrutura social muito rica e complexa.

Biologia e Aparência:

Os Engenheiros são extremamente pálidas,não possuem pelos no corpo e tem forma humanoide , suas veias são visíveis sob a pele e possuem olhos completamente negros.

Possuem uma grande estatura e força sobre humana, mas não se sabe se é devido a sua natureza alienígena ou ao exoesqueleto bio mecânico que vestem.

Aliens (Space Jockeys) X Promotheus (Engineer)

No 1º filme dos Aliens, A tripulação da nave espacial Nostromo, intercepta um sinal de SOS e vai ate o planeta Acheron (LV-426) onde encontram um corpo alienígena mumificado:

[Imagem]

A essa criatura foi dada o nome de Space Jockeys (Também chamados de Pilotos , Ossians ou Mala’kak), a forma da criatura se assemelhava a um elefante humanoide gigante, em seu peito se estendia uma “tromba” que se ligava ai peito largo que provavelmente deveria ser o aparelho respiratório da criatura. A cabeça parecia ter duas mandíbulas (ou ‘presas alienígenas’) dos lados da boca.

Nos quadrinhos a forma que eles foram descritos tambem baseadas na forma mostrada no 1º Alien:

Na historia em quadrinhos Alan Dean Foster, se afirma que a raça Espaçe Jockey encontrou os ovos Aliens em LV-426, e não houve nenhuma evidência mostrado na série cinematográfica que prova que a raça deles teriam criados os Xenomorphs.

Visto que até então acreditavas se que a criatura encontrada no 1º Alien seria a mesma mostrada em Prometheus, não é de estranhar todo a controvérsia gerada com o filme quando mostraram o Engenheiro com uma forma fisica um tanto quando diferente do esperado.

Mas por que Ridley optaria por realizar tamanha mudança no aspecto nos alienígenas?  Talvez no final deste post tenhamos uma resposta.

Relação com os Xenomorphs e a raça humana

Pouco se sabe sobre isso, a principal teoria de sua conexão com os Xenomorphs (Os Aliens), foi mencionado brevemente por Ridley Scott em um comentário do diretor do DVD Alien.

Ele diz que a nave onde o Jockey foi encontrado era um “bombardeiro” (fato confirmado em Prometheus) e que eles usavam armas biogênicas para travar uma guerra antiga contra um inimigo (Desconhecido). Ovos alienígenas seriam lançados como “bombas” em um planeta inimigo.

Já em Prometheus, foi mostrado que um Engenheiro exilado (ou não) foi o responsável  (ou não) pela criação da raça humana.

Sacrifico ou Suicídio?

Quando o Engenheiro bebeu um liquido negro, começou a se deteriorar, caindo na água ele tem o corpo desfeito, mas o seu DNA não.

O DNA sofre mutação (ou quem sabe uma evolução) e dá origem ao DNA humano.

As razões para que solitário Engenheiro em Prometheus ser hostil aos humanos, ainda é desconhecida, apenas se sabe que a nave onde ele estava em sono criogênico tinha rota marcada para a Terra, e visto que a nave estava cheia de cargas com recipientes com um estranho material mutagênico, presumiu-se que ele iria atacar a terra.

Tecnologia

Os Engenheiros são claramente uma superpotência tecnológica, detentores de uma complexa tecnologia de navegação espacial.

Também possuem grandes conhecimento de bio engenharia e genética, o que dá a entender que eles seriam os criadores da raça de Xenomorphs, até mesmodevidoas semelhanças de concepção entre a nave e os Xenomorphs biomecânicos.

Engenheiro com sua vestimenta espacial.

Prometheus – O que os Engenheiros estavam tramando.

Como visto no filme: Em dado momento os Engenheiros fugiam de algo (Não mostrado), que resultou na morte de muitos de sua raça na instalação cientifica encontrada no planeta LV-223.

Mas o motivo da morte de inúmeros Engenheiros não possui uma resposta 100% conclusiva, apenas “sugestões” do que pode ter ocorrido, mas se levarmos em conta os indícios mostrados, eles teriam sido mortos por Xenomorphs.

Teorias 

Depois desse apanhado de informação, vamos pensar em algumas coisas:

* Fato: Foi observado pela tripulação do Prometeu que os Engenheiros do LV-223 haviam sidos mortos há cerca de 2000 anos.

Isto levou a algumas pessoas a especular que até cerca de 2000 anos atrás Engenheiros estavam em paz com seres humanos, esse argumento possui como base os desenhos primitivos encontrados em cavernas antigas. Esses desenhos mostram criaturas humanoides gigantes andando com os seres humanos e sendo convidativos para encontrá-los nas estrelas, o que mostra que eles já vieram á terra em outras ocasiões;

Outro grupo de fã foi mais longe e sugerem que Jesus Cristo era um Engenheiro (Muitos acham que os Engenheiros seriam os Anjos da religião cristã) e sua morte nas mãos do homem que foi o ponto de revolta deles contra a humanidade.

*Fato: O cadáver encontrado no Alien (Primeiro filme) não é parecido com os Engenheiros

Outro ideia é que os Space Jockeys e os Engenheiros não sejam da mesma raça, o que explicaria a divergência de forma e que eles estariam em guerra (O que explica o que se falava dos SJ e o fato dos Engenheiros estarem aparentemente se preparando para uma guerra). A raça de Xenomorph seria a arma biológica dessa guerra.

Essa ultima teoria levanta algumas hipóteses interessantes sobre tudo:

- Quem matou os Engenheiros em LV-223 na verdade foram os Space Jockeys em retaliação a guerra biológica que iria acontecer (Ou aconteceu). O Engenheiro que estava em sono criogênico foi salvo ou por sorte ou já tinham planejado tudo;

- O Engenheiro estava com a rota para a Terra, não para eliminar a vida na terra, e sim para se esconder. isso tornaria a terra uma base militar e nos (a humanidade) em encubadores para os Xenomorph ou ate mesmo aliados nesta guerra;

- Os Xenomorph possuem a forma dos demônios da mitologia dos Engenheiros, por isso tem uma imagem dele no mural dentro da sala da Cabeça, ou ate mesmo que os  Xenomorphs possuem a face da morte para os  Engenheiros, levando em conta que no filme eles acreditam que a sala era na verdade uma tumba, ate que isso não soa tão estranho.Pois imagina criar uma arma biológica e por a cara da Morte nela..e pensando bem:

A face da Morte em comparação a face de um Xenomorph Alien.

E não é que ate que são parecidos.

E não é a 1º vez que a relação entre as criaturas do universo do Alien e mitologia humana se cruzam. HR Giger já havia feito esse “link” em um obra sua:

O nascimento de um Alien??

Aqui vemos o ciclo real do Xenomorph, e ainda por cima vemos uma criatura sinistra, provavelmente do sexo feminino, assemelhando-se a deusa egípcia da noite, Nut.

  Eae o que voces acham? Não deixem de comentar.

About these ads